Paralisação de garis e coletores afeta cidades do Espírito Santo nesta segunda-feira
Garis, margaridas e coletores terceirizados iniciaram uma paralisação na madrugada desta segunda-feira (22) em municípios da Grande Vitória e do interior do Espírito Santo. O movimento faz parte de uma mobilização nacional da categoria e tem como principal reivindicação a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Serviços Similares no Estado do Espírito Santo (Sindilimpe-ES), a proposta cria um piso salarial nacional de R$ 3.036 para os trabalhadores da limpeza urbana e regulamenta direitos da categoria.
A presidente do Sindilimpe-ES, Evani Reis, afirmou que a mobilização busca acelerar a votação do projeto no Senado.
“A paralisação tem como principal reivindicação a aprovação urgente do Projeto de Lei nº 4.146/2020. Somos uma categoria essencial à saúde pública, ao meio ambiente, à higiene urbana e ao regular funcionamento das cidades”, declarou.
O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2025 e aguarda análise do Senado Federal.
Além da criação do piso salarial nacional, o texto prevê o pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo e o direito à aposentadoria especial para os profissionais da limpeza urbana.
A paralisação atinge trabalhadores responsáveis pelos serviços de varrição, coleta de resíduos e limpeza pública em diversas cidades capixabas. Até o momento, não há previsão para o encerramento do movimento.







COMENTÁRIOS