Lixo se acumula nas ruas da Grande Vitória com avanço da greve de garis
Os moradores da Grande Vitória amanheceram nesta terça-feira (23) convivendo com lixo acumulado nas ruas e caçambas de coleta cheias. O cenário é consequência do segundo dia da paralisação nacional de garis, margaridas e coletores terceirizados, iniciada no último domingo (21).
Em diversos bairros, sacos de lixo foram deixados nas calçadas e até em vagas de estacionamento devido à suspensão parcial da coleta.
A repórter Alice Souza, da TV Gazeta, percorreu diferentes pontos da Região Metropolitana e registrou o acúmulo de resíduos. Um dos locais visitados foi a Avenida Maruípe, no bairro Santa Cecília, em Vitória, onde a falta da coleta fez com que sacolas de lixo fossem descartadas em locais inadequados.
Apesar da situação, parte da população tem seguido a orientação das prefeituras e evitado colocar o lixo para fora de casa enquanto o serviço não é normalizado.
Na segunda-feira (22), municípios da Grande Vitória recomendaram que os moradores armazenassem os resíduos em casa ou em locais apropriados, com o objetivo de reduzir o acúmulo de lixo nas vias públicas e minimizar os impactos da paralisação.
A greve faz parte de uma mobilização nacional da categoria, que reivindica a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020. A proposta cria um piso salarial nacional de R$ 3.036 para os trabalhadores da limpeza urbana, além de prever adicional de insalubridade em grau máximo e aposentadoria especial para a categoria.







COMENTÁRIOS