• Cachoeiro de Itapemirim, 05/11/2025
  • A +
  • A -
Publicidade

Quase metade dos brasileiros avalia que segurança piorou no governo Lula


Quase metade dos brasileiros avalia que segurança piorou no governo Lula

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (29), mostra que 45,8% dos brasileiros acreditam que a segurança pública piorou desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Outros 33,9% disseram que a situação permaneceu igual, enquanto apenas 17,2% enxergaram melhora no combate à criminalidade.

A pesquisa foi feita entre 21 e 24 de outubro, antes da megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que resultou em mais de 120 mortos, entre eles quatro policiais, e pelo menos 81 presos. A ação, considerada a mais letal da história do estado, voltou a colocar a segurança pública no centro do debate nacional.

O levantamento revela que a insatisfação não está restrita a regiões críticas. No Nordeste, reduto eleitoral tradicional de Lula, 39,9% dos entrevistados disseram que a situação piorou, enquanto 36,5% afirmaram que permaneceu igual e apenas 20,9% perceberam alguma melhora. Nas demais regiões, o índice de insatisfação é ainda maior, atingindo 53,8% no Sul.

O estudo foi divulgado um dia depois do governador Cláudio Castro (PL-RJ) afirmar que o governo do Rio de Janeiro estava “sozinho” no combate ao crime organizado, após a operação contra o Comando Vermelho (CV). Segundo ele, o Executivo federal teria negado apoio militar.

A pesquisa ouviu 2.020 eleitores em 162 municípios de todos os 26 estados e do Distrito Federal, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.