• Cachoeiro de Itapemirim, 05/11/2025
  • A +
  • A -
Publicidade

Temporal com granizo devasta Muniz Freire e leva prefeitura a decretar emergência


Temporal com granizo devasta Muniz Freire e leva prefeitura a decretar emergência

A cidade de Muniz Freire, no coração do Caparaó capixaba, amanheceu em meio à destruição nesta quarta-feira (5). Após uma forte tempestade acompanhada de granizo e ventania na noite de terça (4), a prefeitura decretou estado de emergência para lidar com os estragos.


Segundo o prefeito Dito Silva, cerca de 20% da cidade ficou sem água e energia elétrica, e os serviços vêm sendo restabelecidos aos poucos. “É aquele apoio mais rápido. A gente sabe da burocracia do poder, né? Você já dá uma assistência mais rápida às pessoas. Até pelo clima, pelo tempo, que já vem previsão de chuva para hoje à noite. Você imagina as pessoas sem telhado e com mais chuva em cima. A situação só vai agravando”, explicou o prefeito.

Casas destelhadas e ruas alagadas

O temporal deixou ruas alagadas, árvores caídas e dezenas de imóveis destruídos. O vento forte destelhou casas, comércios e até o prédio da própria prefeitura.

Em apenas um bairro, foram contabilizadas
280 residências danificadas, mas o número total de afetados ainda está sendo levantado.



Para socorrer as famílias, a prefeitura comprou 4.500 telhas e lonas, e o Governo do Estado enviou outras 1.300 unidades. As equipes municipais, moradores e voluntários trabalham desde cedo na limpeza das ruas e na reconstrução emergencial. O prefeito estima que a cidade leve cerca de 15 dias para se reerguer.

Escolas paralisadas


As aulas foram suspensas por tempo indeterminado, já que várias escolas também sofreram danos, inclusive uma creche municipal.

Céu de novo ameaçador

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de tempestade, válido até a manhã de quinta-feira (6), com chuvas intensas, ventos fortes e possível queda de granizo em todo o Espírito Santo.

Enquanto a cidade tenta se recuperar, imagens de drone registradas pelo fotógrafo Thiago Goulart Bergamini mostram a dimensão dos estragos e o rastro de destruição deixado pelo temporal.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.