Detran-ES acaba com provas de baliza e ladeira no exame prático da CNH no Espírito Santo
Quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Espírito Santo não precisará mais enfrentar as etapas de baliza e ladeira nas provas práticas de direção. A mudança foi confirmada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) após a publicação de uma portaria complementar à nova resolução federal que trata dos exames de condução.
Segundo o órgão, desde o início das provas práticas, no último dia 19 de janeiro, essas duas etapas já deixaram de ser exigidas no estado. A decisão acompanha a revogação da Resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), substituída pela Resolução nº 1.020/2025.
Em nota, o Detran-ES esclareceu que todas as regras relacionadas ao exame prático são definidas pelo Contran e que, a partir da nova normativa, os critérios técnicos passarão a constar no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que ainda não foi publicado.
“Desde que as provas práticas de direção veicular iniciaram, no último dia 19 de janeiro, o órgão já retirou a exigência das etapas de baliza e ladeira das provas”, informou o Detran-ES.
Com a mudança, o Espírito Santo se junta a outros estados que já adotaram medidas semelhantes, como São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, por exemplo, o exame passou a concentrar a avaliação na condução em circulação, observando itens como uso correto de setas, conversões, paradas obrigatórias e comportamento seguro no trânsito.
Outra novidade é a possibilidade de realização do exame prático em veículos automáticos para candidatos que não necessitam de adaptação veicular, desde que o carro esteja devidamente cadastrado. A medida reflete o aumento desse tipo de veículo na frota brasileira e amplia as opções para os futuros condutores.
As alterações fazem parte de um conjunto mais amplo de mudanças nas regras da CNH em todo o país. Entre elas, está o fim da obrigatoriedade de contratação de autoescola para quem deseja aprender e realizar as aulas práticas de direção, flexibilizando o processo e dando mais autonomia aos candidatos.




COMENTÁRIOS