• Cachoeiro de Itapemirim, 02/09/2025
  • A +
  • A -

Moraes reage a sanções dos EUA e manda recado a Trump: “A soberania nacional jamais será negociada”


Moraes reage a sanções dos EUA e manda recado a Trump: “A soberania nacional jamais será negociada”

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu a sessão desta terça-feira (02) com uma declaração firme em defesa da autonomia do país. Antes de iniciar a leitura do relatório da ação penal que apura uma suposta trama golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus, Moraes destacou que a soberania nacional não está à venda.

“A soberania nacional é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, expressamente previsto no inciso primeiro do artigo primeiro da Constituição Federal. Não pode, não deve e jamais será vilipendiada, negociada ou estorquida”, afirmou, em mensagem direta ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A fala ocorre em meio às sanções aplicadas por Washington contra autoridades brasileiras. Moraes, inclusive, foi um dos alvos da chamada Lei Magnitsky, que prevê punições a agentes acusados de violar direitos e praticar corrupção.

O ministro classificou como inédita a tentativa de interferência estrangeira sobre a Justiça brasileira:


“Lamentavelmente, no curso dessa ação penal, se constatou a existência de condutas dolosas e conscientes de uma verdadeira organização criminosa que, de forma jamais vista anteriormente em nosso país, passou a agir de maneira covarde e traiçoeira com a finalidade de tentar coagir o Poder Judiciário, em especial esse Supremo Tribunal Federal, e submeter o funcionamento da Corte ao crivo de outro Estado estrangeiro.”


A declaração de Moraes ecoa as recentes falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem reiterado a defesa da independência do Brasil em meio a pressões externas. Na última sexta-feira (29), Lula criticou discursos de “dependência” e ressaltou a importância de o país ter autonomia para resolver seus próprios problemas, sem abrir mão da ampliação do comércio exterior.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.